O novo Velódromo da cidade de Medellín, na Colômbia, é um projeto de arquitetura e urbano, porque a cidade contemporânea deve se construir com a fusão inteligente destes dois elementos, aproveitando as sinergias que o desenvolvimento e o crescimento adequadamente planejado oferece à cidade.
A seguir, apresentamos o projeto que alcançou o segundo lugar do concurso, proposta da equipe do MTM Arquitectos.
Desta vez, Medellín criou o cenário adequado para o desenvolvimento integral através da mobilidade, dos esportes, da educação, da segurança e da identidade ambiental. O projeto Medellín Cidade das Rodas representa uma intervenção estratégica no coração da cidade, sendo uma das suas principais ferramentas o futuro Parque das Rodas.
"Este novo espaço esportivo foi concebido como um parque aberto, um parque linear com movimento, que contém em seu interior uma arquitetura dinâmica e aberta, e que fala sobre o lúdico e atividades próprias dos eventos esportivos. Neste contexto, o edifício poderia ser projetado como um parque. Os edifícios contêm e conformam o espaço público, e o espaço público e parque contêm, por sua vez, a arquitetura" diz o memorial do Projeto Parque das Rodas.
A sintonia entre o projeto que agora apresentamos e o espírito com que ele se afronta, a criação do novo parque, nos obriga a refletir sobre uma realidade mais ampla que os limites físicos indicados no concurso.
A hibridização entre o edifício e o espaço público mostra seus melhores resultados nestes espaços entre natureza e cidade. A gama de materiais com que construímos se amplia, gramados verdes, mosaicos florais, bosques sombreados, trilhas para bicicletas e pedestres, áreas de jogos para jovens e crianças, praças de skate ou patins, áreas de escalada, de ginástica ao ar livre, praças de estar para adultos, cafés, quiosques e esculturas.
Assim, projetamos um velódromo e um parque, um parque e um velódromo. Facilmente inserido no futuro parque, porque já faz parte dele. Porque atende à mesma variedade de materiais e funções, e entende a mobilidade e continuidade de seus fluxos como um de seus elementos fundamentais.
Concurso
Novo Velódromo de MedellínPremio
Segundo LugarArquitetos
Javier Fresneda y Javier SanjuanLocalização
Medellín, ColombiaColaboradores
GMTmas Arquitectos ( Raul Olivares, Maria Lozano, Sergio del Barco), Alberto RubialColaborador Colombia
Miguel Ángel Guerrero Mayorga, Juan David BocanumhentBOMPAINPASA
Xavier Aguiló i AranJG INGENIEROS
Emilio GonzálezBATSPAIN
Javier Tejera.Área
15200.0 m2Ano Projeto
2013Fotógrafo
Cortesia de MTM Arquitectos